fbpx

A gestão de conteúdo é fundamental para o sucesso de uma estratégia digital, porém não é um ‘bicho de sete cabeças’. De fato, muitas pessoas pensem que é algo complexo e difícil, porém a realidade é diferente disso.

Gerenciar um conteúdo é um processo que passa por três agentes: 1) Organização; 2) Armazenamento; 3) Postagem. Bem como, é referente a compor uma estratégia para que exista um processo eficiente de gestão.

A proposta principal do texto é mostrar que o processo pode ser feito dentro de cinco passos bem simples. Dessa forma, é chegada a hora de ter todas as informações e abaixo veja como ter uma gestão de conteúdo eficiente.

#1 Crie personas para saber que assunto abordar e melhorar a sua gestão de conteúdo

Em primeiro lugar, eu preciso te falar sobre a criação de personas e é um processo elementar para gerir conteúdo. Afinal, sem a persona não é possível saber que conteúdo publicar e tampouco os passos seguintes.

Personas são personagens semifictícios e devem possuir caraterísticas consideradas ideias pelo empreendedor digital. Para auxiliar o entendimento, confira a seguir um exemplo de uma persona já criada:

  • “Raimundo, 18 anos, estudante, mora com os pais, tímido e que esgota os assuntos com as mulheres, mas gosta de aplicativos de relacionamentos e tem interesse em superar a timidez”.

Certamente que parece algo simples e fácil de criar, porém o processo englobou uma série de atitudes. A boa notícia é que você terá a chance de conhecer o que eu utilizei para chegar até essa persona:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Ocupação;
  • Características pessoais;

Lembre-se: utilizo apenas um exemplo e simples, porque a proposta é que você aprofunde segundo as suas necessidades. A fim de facilitar o processo, veja abaixo as personas para cada etapa do funil de vendas.

Topo do Funil: Não force a barra para vender

A princípio, essa persona é aquela que pesquisa por algo na internet e chega até um determinado resultado. Seguindo o exemplo da persona criada no tópico anterior, aquelas informações servem bem para essa situação.

O foco não é vender e tampouco forçar um clique, porém a ideia é informar sobre aquele assunto. No entanto, um link é inserido no fim do vídeo e pode levá-lo a outra página ou mesmo oferecer um brinde.

Imagine a seguinte situação: alguém entra em um texto sobre como superar a timidez e conversar com uma mulher. O conteúdo é apresentado, mas no fim do vídeo há um ebook de presente, porém é preciso inserir o e-mail.

gestão de conteúdo
gestão de conteúdo

Meio do Funil: Hora de usar a lead, ou seja, o brinde

O cliente abriu o ebook e conferiu um guia completo para ter mais assuntos com as mulheres. Do mesmo modo, o conteúdo é apenas generalista e não aprofunda nas dicas, porque a proposta é fazer isso a seguir.

O conteúdo traz ‘macetes’ e toca nas ‘dores’ dele, fornecendo ensinamentos que o deixarão mais confiante. Entretanto, a persona precisa ser focada para essa parte e um exemplo poderia o seguinte:

  • “Rafael, 19 anos, estudante, morar com os pais, é meio tímido e não consegue ter tanto assunto com as mulheres, mas adora aplicativos de relacionamento e já leu sobre como superar a timidez”.

A proposta é ir trazendo soluções e não aprofundar, deixando-o cada vez mais curioso e esperando o passo seguinte. O cliente está considerando a solução e tudo inconscientemente, porém você sabe bem o que pode fazer.

Fundo do Funil: Hora de levá-lo ao ‘lugar’ para que a compra aconteça

Primeiramente, você aprendeu a importância da criação de persona e passou pelas duas primeiras etapas. Em outras palavras, te disse o ponto inicial e a metade do caminho, restando apenas mostrar o passo final.

O foco é outro e se trata de fornecer as informações para que a tomada de decisão aconteça. Normalmente, é realizada na página de vendas e deve conter as informações que convençam o cliente de comprar.

Por exemplo: o que é, se funciona, benefícios, depoimentos de outros clientes, garantia, formas de pagamento e valor. Portanto, a ideia é tocar nas ‘dores’ mais profundas e mostrar o ‘remédio’, veja a seguir um exemplo:

  • “Rodolfo, 19 anos, estudante, mora com os pais, é um pouco tímido e já leu ebooks sobre como vencer a timidez, porém deseja encontrar algo que o faça conquistar a mulher e utiliza bastante o Tinder.

Por fim, mas não menos importante, a gestão de conteúdo te faz ter condição de criar várias personas. Por meio delas, fica mais fácil de produzir textos, vídeos e até interagir nas redes sociais, conforme você quiser.

Minhas redes sociais

#2 Desenvolva uma jornada de compra focada nas ‘dores’ das suas personas

A jornada de compra, como o próprio nome indica, é uma espécie de ‘caminho’ que o cliente faz para comprar. Se trata de quatro partes e são as seguintes: aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão.

O aprendizado pode ser explicado como a fase em que o cliente não sabe e nem tem certeza se tem algum produto. Ao mesmo tempo, não sabe se vai precisar daquela solução e por isso é trabalha com a segunda parte.

Para mostrar como a gestão de conteúdo depende da criação de uma jornada de compra, é preciso citar as partes. Sendo assim, veja a seguir o que fazer para usufruir de cada parte e criar uma estratégia adequada:

Reconhecimento: O contato inicial

O reconhecimento é conhecido como a fase em que a pessoa pesquisa e tem informações que mostram que há um problema. Contudo, você se lembrou do exemplo acima e a seguir confira como explorá-lo por meio de temas:

  • Como a timidez atrapalha no processo de conquista;
  • Dicas práticas para superar a timidez e conquistar aquela mulher que você sonha.

Perceba um fato: Eu estou usando a timidez como gatilho para falar sobre conquista e, em resumo, o ajudo a saber o que pode fazer. Essa fase deve ter assunto mais generalistas e que faça o cliente permanecer no seu site.

Consideração: Aprofunde nos problemas, mas não muito

Quando o cliente sabe que há um problema, ele segue pesquisando e começa a considerar a solução. Nessa etapa, oferecer um brinde é fundamental e você se lembrou que falei no tópico anterior sobre um ebook, certo?

As informações sobre funil de vendas estão ficando gravadas na sua cabeça, porém é preciso prosseguir. Assim também, é importante que o lead traga informações com um pouco mais de profundidade sobre as ‘dores’ dele.

Utilizando o exemplo anterior, poderia ser oferecido um ebook e que mostrasse que dá para conquistar mulheres. Todavia, ele precisa superar a timidez e ir abordando ‘dores’, porém mostrando sempre o ‘remédio’.

Por exemplo: nessa etapa da jornada de compra você deve mostrar que o conhece melhor do que ele mesmo. Sobretudo, se diferenciar da concorrência depende diretamente de saber usar essa etapa a seu favor.

Decisão: Mostre que a compra é garantida

Gosto de ebooks e creio que você já percebeu, pois é aquilo que melhor sintetiza o que o segundo passo faz. Da mesma forma, é importante que o ebook leve a página de vendas e que permita ter as informações sanadas.

Embora eu já tenha abordado esse tema no primeiro passo, a realidade é que preciso ressaltar a importância. Busque deixar o visual da página limpo e com o tempo de carregamento inferior a 6 segundos.

Muitos empreendedores digitais erram nisso e não conseguem ter uma gestão de conteúdo realmente eficaz. Os conteúdos não devem ser apenas únicos e lembre-se: cada tipo de persona tem um caminho diferenciado.

Por exemplo: não é apenas a timidez que atrapalha a conquista, porque há homens ficam sem assunto, outros não sabem tirar fotos e etc. Portanto, onde existir um problema, saiba que há vários assuntos para abordar no site.

#3 Faça um plano para gerar ideias de temas para otimizar a sua gestão de conteúdo

Antes de mais nada, é fundamental ter um plano para gerir as ideias que você tem para conteúdo. Simultaneamente, considere a persona e a etapa do funil ou da jornada de compra, veja a seguir cinco passos para conseguir:

  • Imaginar as dores do cliente– Primeiramente, é essencial que você pense nas dores dos clientes e comece a anotar quais são. O objetivo é criar uma lista de assuntos e ver os que são adequados a proposta.
  • Encaixar na sua estratégia– O encaixe nas suas táticas também deve ser feito do modo adequado e auxilia a acertar nessa escolha. Um dos maiores erros é utilizar a estratégia desasada do Crtl C e Crtl V.
  • Conferir se a palavra-chave é boa– Realize as pesquisas para descobrir se a palavra-chave é excelente e as chances de ranquear. Saiba que existem sites que ajudam (Google trends e ubersuggest)
  • Criar um texto otimizado para ranquear– Um dos maiores desafios é ter uma criação de texto eficaz e o principal é dedicar tempo para estudar, porque é o que faz com que o texto fique cada vez melhor.

Deu para conferir que o processo não é muito complicado, porém não se prenda a esse padrão e vá além. Inclusive, lembre-se do que foi citado acima e não se esqueça de adaptar a necessidade que você já tem.

#4 Gerencie as publicações dos seus conteúdos

À primeira vista, é importante gerenciar as publicações dos seus conteúdos e passa diretamente cinco pontos. Igualmente, é primordial ter acesso aos quatro passos mais relevantes e a seguir confira do que se trata:

  • Pesquisa sobre o tema– Essa é a informação inicial e se trata de você conferir o tipo de tema que irá trabalhar. Utilizando o exemplo acima, os temas podem ser sobre conquista, dicas, perfis de mulheres, etc.
  • Use das palavras-chave– Lembre-se que existem as palavras-chave de cauda curta e de cauda longa, escolhendo a melhor alternativa. Busque pensar em todas estratégias para usar a opção mais eficaz.
  • Dia/Horário de postagem– Procure postar nos dias e horários que você julgar como os mais interessantes, mas utilize métricas. De acordo com a sua tática, pode ser melhor postar todo dia ou não.
  • Utilização do texto para as redes sociais ou não– Se existir a necessidade de postar nas redes sociais, automatize esse processo. Pode ser via resumo ou não, mas é preciso que escolha corretamente.
  • Deixe o texto bem escaneável– Definitivamente que o texto deve ficar otimizada para a internet. Se trata dos seguintes: até 5 linhas, frases de 20 palavras, ser original e conter imagens livres, etc.

Deu para conferir algumas dicas para gerenciar as publicações e ter uma gestão de conteúdo mais eficaz. Posteriormente, é apenas aproveitar o uso correto da estratégia e ter mais chance de alcançar os objetivos almejados.

#5 Utilize um cronograma de publicação para manter os seus canais sempre atualizados

Para finalizar o quinto passo sobre gestão de conteúdo, se torna essencial citar três dicas para ter um excelente cronograma. Imediatamente, o processo de postar as publicações fica melhor e pode até ser otimizado.

É chegado o momento de ter acesso a todas as informações para que os textos ou posts sejam postados corretamente. Assim sendo, confira abaixo o que pode ser feito e perceba como é possível ter um cronograma melhor.

Programação: Crie e estude um calendário de postagens que englobe o que você precisa

O objetivo é ter um calendário de postagens eficaz e que dê para que você veja como fica para o mês. Sob o mesmo ponto de vista, é salutar que você possa programar as postagens e deixe no modo automático.

Procure marcar as datas especiais e fique ligado nos eventos, portanto, esteja pesquisando constantemente as tendências no Google. Daí para frente, poste e confira os resultados, conferindo os resultados e vendo o que é melhor.

Desenvolvimento: Elabore as pautas adequadas e sempre revise, nunca poste antes disso

Esse é o espaço para você anotar os temas e saber os que devem ser criados em forma de conteúdo. Por exemplo: use a palavra-chave definida, a etapa do funil, CTA e até as orientações para que você crie o texto do modo correto.

O principal é ter acesso a essas informações e você pode criar os textos, já que está dentro do que a sua persona exige. Caso o criador do texto não seja você, saiba que esses dados podem ser passados para o redator contratado.

Postagem: Controle as postagens com rigor

O próprio nome já indica e se trata de controlar as postagens, ou seja, saber o canal que foi postado e a data. Da mesma maneira, pode ser realizado por blog, site, redes sociais e acaba por facilitar bastante a sua vida.

Ter uma gestão de conteúdo é crucial e permite que deixar tudo organizado, sendo um diferencial competitivo. Busque aproveitar essa oportunidade de organize, porque, se você não fizer, a concorrência fará.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.