5 Dicas Matadoras para Aumentar o Engajamento Instagram Hoje Mesmo

Quando alguém fala em “engajamento Instagram”, a realidade é que surgem várias dúvidas e é algo bem perigoso. Você já tá ligado na pegada e sabe que duvida é igual larica: quando não é tirada, pode causar danos perigosos.

Subir dentro do Insta não é impossível e o detalhe mais importante é entender o que pode fazer mais sentido. Acredito que você tem as ferramentas e é mais simples do que tu pensa, concorda comigo!?

Ter mais “engajamento Instagram” é bem mais fácil do que você imagina e facilita muito a sua vida. A seguir quero te dar o papo é sempre no amor, pois o terror não é bom e quero que você fique atento a essa parada. 

O que é o engajamento?

A parada é simples de ser entendida e quero que você siga o exemplo do nosso grande craque: Cristiano Ronaldo. Ah, achou que era o Neymar, mas o foco é falar do esportista que tem mais seguidores no planeta:

  • Imagine que Cristiano Ronaldo está em Portugal e decide comer um pastelzinho de Belém;
  • O cara está feliz de mostrar que é gente da gente e decide colocar uma foto daquele rango bem gostoso;
  • Você segue o cara e logo curte aquela foto, porque viu que o Cristiano Ronaldo é uma pessoa comum;
  • Em seguida, faz aquele comentário e comenta o seguinte: que comida da hora, bicho.

Perguntinha de vestibular para você: O que é engajamento? Acredito que você já manjou e basicamente é a pessoa se engajar em algo. Ah, parece óbvio e até redundante, mas a real é que trata-se de três atitudes:

  • A curtida é uma característica perfeita para mostrar que a pessoa viu o seu conteúdo e deu a curtida;
  • O comentário é fundamental e tu já manda, porque indica que a pessoa quer interagir bastante contigo;
  • mandar para seu brother
  • salvar
  • Para fechar, meu peixe, ainda tenho que falar sobre o direct e acontece com frequência, especialmente para trazer vantagens.

Agora que você já está ligeiro ou ligeira, quero que você entenda outra questão: a taxa de engajamento. Essa é a fita perfeita para tu consiga andar melhor nesse campo minado e não vai vacilar, pois gato que dorme toma amanhece molhado.

engajamento Instagram
engajamento Instagram

Taxa de engajamento Instagram

O engajamento é uma das métricas mais importantes e é muito usada para empresas, que contratam influenciadores digitais. A ideia é sempre buscar engajamento real, mas a parte técnica é encerrada aqui.

Alguns usuários podem não se engajar com as publicações e é terrível, uma vez que existe um público que não tá afim dessa parada. Vale lembrar outro fato: ter seguidores é uma coisa, porém o engajamento é outra fita diferente.

Jovem, estar atento a esse fato é bom e a pegada é fácil, simples e não requer nenhuma fórmula mágica. A taxa varia de 0 a 100 e o principal é chegar o mais próximo possível do 100, embora não seja algo simples.

Minhas redes sociais

Como medir o engajamento de forma simples e rápida? 

Para ter condição de calcular a sua taxa de engajamento Instagram, quero que preste atenção em um dilema: tudo que é natural, é melhor. Então, a ideia dessa fórmula é sem qualquer tipo de auxílio de outras ferramentas.

O principal é buscar uma publicação qualquer de um determinado seguidor e o processo é bem fácil. Vou dar o papo mais para frente e a letra não é chata, mas é preciso prestar atenção na fórmula:

  • Imagine que um alguém com 300 seguidores postou uma foto, tendo 25 comentários e 100 curtidas dentro de uma foto;
  • O passo seguinte é descobrir a quantidade de seguidores que esse perfil tem e você tá esperto para descobrir;
  • A conta é assim: (quantidade de comentários) 25 + (quantidade de curtidas) 100 = 125 / 300 (quantidade de seguidores) * 100 = 41,66 (taxa de engajamento).

Esse é o engajamento que o post teve e é preciso medir cada um e fazer a soma, dividindo pela quantidade total. Por exemplo: nos meus últimos 10 posts tive 40, 41, 38, 35, 45, 37, 42, 25, 60, 30, a média fica em 39,3.

Agora que eu já te falei sobre como medir naturalmente e você viu que a fórmula é simples, mas dá trabalho, quero ir além. Vou te mostrar outras ferramentas eficientes e vai ser o tema do nosso próximo papo. ç

Como medir o engajamento Instagram com algumas ferramentas?

Joana, lembra na época da escola e as contas que eram feitas? O tempo passou e você descobriu a calculadora, deixando de lado as contas manuais. É, dá trabalho e por isso que vou te mostrar três ferramentas para usar:

  • Phlanx– Essa é simples de usar e tem a medição apenas com o seu nome de usuário. Em seguida, a ferramenta retorna o resultado das suas últimas 12 posts e dá para ter uma noção, certo!?
  • https://www.ninjalitics.com/
  • https://www.hashtagsforlikes.co/pt/instagram-engagement-calculator
  • Triberr– O processo é parecido com a anterior e você precisa apenas inserir o seu nome de usuário. Daí para frente, gaudério, dá para calcular a taxa de engajamento e usa os 10 últimos posts.
  • GeekSmash– Uma excelente ferramenta para ser usada e você tem condição de calcular a taxa. Além disso, uma média é oferecida e traz uma média para o post ou pelos stories do Instagram, belezinha né!?

Meu brother, o bagulho é louco, o processo é lento, o Instagram tem nóia e acessa até detento. No entanto, você tem condição de medir o engajamento e as ferramentas que eu te mostrei, agora é contigo e o principal é prosseguir. 

engajamento Instagram
engajamento Instagram

Engajamento Instagram: 5 dicas para aumentar

Dei o papo e te mostrei as atitudes que podem trazer vantagens para você, mas preciso ir além disso. Para que tudo funcione melhor, desejo passar algumas dicas e citar cinco vantagens que facilitam a sua vida.

O melhor é entender o público e acredite: é essa parada que te coloca sempre à frente dos demais. Cinco é o número mágico e é muito usado em tudo, porém abaixo desejo que você inicie a sua trajetória de sucesso.

1- Chame a participação do público para o engajamento Instagram

O seu público é um enigma e o ideal é que você consiga decifrar, mesmo que pareça algo difícil ou impossível. Você já jogou detetive e precisou pensar muito para entender qual seria a melhor decisão para seguir adiante?

Então, é preciso chamar a participação do seu público e por isso que eles dizem para você comentar, curtir e interagir. Essa é a palavra da vez “interação” e nunca duvide do potencial que existe nesse princípio de vida.

2- Entenda o melhor horário para postar

Lembra quando seus pais iam dormir e você escolhia um horário para entrar na internet, mesmo que escondido do público? É mais ou menos esse o ensinamento principal e é preciso que você use essa fita no Instagram.

Por exemplo: se o melhor horário para postar for no horário da tarde, crie posts bacanas dentro desse horário. Se você pegar esse macete, basta seguir e descobrir aquilo que faz mais sentido para os seus seguidores.

3- Use aquela linguagem marota

Brother, criar um post no Instagram sobre amor e usar esse texto “minha princesa, quero beijar-te a boca e chamar-te para o matrimônio”, saiba que não dará certo e você precisa adaptar a sua linguagem para a ferramenta. 

Pegue a gíria correta e mande bala, sem medo e nem temendo que possa ser um bagulho bem complicado. A linguagem deve ser marota e por isso analise a concorrência, pegue a linguagem certa e basta replicar, concorda comigo!?

4- Descubra o poder das Hashtags engajamento Instagram

Se fora da internet, você fiz “oi, tudo bem”, lembre-se que na internet e dentro do Instagram, a parada é utilizar as hashtags. Se você acha o nome complicado, não se esqueça de usar a “#” e pronto, tudo marcou território.

Agora você pensa que é simples e nunca parou para perceber as razões que fazem os artistas usarem essa tática. É, as vezes o melhor está nas pequenas coisas e por isso é que você paga tão caro por um processador 😊.

5- Observe os sinais do seu público

Para finalizar esse texto e te levar de volta para a série, procure observar os sinais que o seu público dá. Mano, as brechas falam muito de alguma coisa e tô ligado que você já viu os textos que deram mais retorno, certo!?

A minha proposta foi cumprida e mostrei para você como medir o engajamento Instagram de duas formas diferentes. Além disso, ensinei a como ter mais engajamento, mas a união faz a força e, você, conte comigo!

Leave a Reply

error: O conteúdo está protegido !!