Descobrir como fazer marketing de conteúdo é bem simples e existe uma forma de engajar seu público-alvo. Assim também, o foco é crescer a rede de clientes e também os potenciais, porque a vida é repleta de renovações.

O meio utilizado é bem simples: criação de conteúdo valioso e que traga cada vez mais relevância para o cliente. É primordial atrair, envolver e ter condição de gerar valor, criando uma recepção positiva da sua marca.

Para entender e aplicar os conhecimentos sobre como fazer marketing de conteúdo é bem mais fácil. Dessa forma, imagine o seguinte cenário: o cliente deve converter e por isso que se trata do engajamento.

Minhas redes sociais

Como fazer marketing de conteúdo: O que é?

Para falar dos principais pais benefícios, é importante entender o Inbound Marketing e existe uma ligação. Igualmente, se trata de qualquer tipo de estratégia que tenha a meta de captar a atenção das pessoas do modo certo.

Por exemplo: imagine um anúncio que deseja chamar atenção a qualquer custo e não seria algo muito positivo. O foco do marketing de conteúdo é que o cliente fique ligado no seu conteúdo de uma forma mais assertiva.

A palavra ‘sutil’, em resumo, é a mais apropriada para esse fato e o foco é que o usuário decida vir até você. Por consequência disso, o marketing de atração também é uma expressão usada para representar esse fato.

Para entender como fazer marketing de conteúdo, é primordial prestar atenção em quatro pilares do Inbound. Sendo assim, é importante conferir do que se trata e abaixo veja as informações sobre cada ponto:

  • Atrair– Lembra quando eu disse que o conteúdo precisa trazer relevância para o cliente? Certamente que traz muitos visitantes e especialmente aqueles que estiverem interessados no seu negócio.
  • Converter– Nesse caso, a ideia é obter uma transformação e se trata de transformar os visitantes em leads. É essencial que aproxime-os do seu negócio e possa fazer com que se tornem vendas em potencial.
  • Vender– Se o lead tiver interesse no seu produto/serviço, esse será o grande momento de mostrar uma solução. Simultaneamente, essa é a hora de fechar a venda e mostrar que esse é o ‘remédio’ para a ‘dor’.
  • Encantar– A relação empresa/cliente, em síntese, não deve se encerrar após a compra e objetivo é que o relacionamento duradouro.

Na hora de fazer o marketing de conteúdo, lembre-se de aplicar a metodologia Inbound. Daí para frente é simples e basta dar prosseguimento, pois um está ligado vitalmente ao outro.

Como fazer marketing de conteúdo – Benefícios

Entender os benefícios do marketing de conteúdo é muito importante e tem feito diferença para as empresas. Sendo assim, é fundamental saber o que lhe espera e o medo de utilizar essa estratégia passará, a seguir confira:

  • Maior trafego para o site– Estar bem ranqueado no Google, em regra geral, é obrigatório para atingir mais clientes, certo? Então, procure ter uma boa pesquisa de palavra-chave e crie conteúdos com SEO.
  • Traz brand awareness– A produção de conteúdo oferece contribuição para que o público reconheça a sua marca. Lembre-se: um leitor do seu site, tem mais chance de comprar algo que você fizer a indicação.
  • Mais engajamento com a marca– Quando um conteúdo de qualidade for criado, as interações aumentam e se engajam pelo site. Afinal, quem não indicaria algo para outra pessoa de modo irracional?
  • Educa o mercado– Nem sempre o público-alvo sabe em que mercado está inserido e é preciso educá-lo. Produzir conteúdo é um diferencial e deve ser feito sem qualquer tipo de desmotivação.
  • As vendas acontecem– Preparar o cliente é fundamental e facilita bastante o processo de venda, pois existe o convencimento. Vender é uma arte e o ‘xaveco’ é preponderante para atingir o objetivo principal.
  • Geração de leads mais acelerada– Certamente que a quantidade de visitantes aumenta e é preciso enviar conteúdo para transformar em clientes. Assim, é o momento de aproveitar esse benefício.
  • Eleva o lifetime-value– É mais simples vender para um cliente antigo do que para um novo, não é mesmo? Então, basta trabalhar o pós-venda e vender de novo.

Sentir esses benefícios, como você pode imaginar, é parte integrante do aprendizado sobre como fazer marketing de conteúdo. O processo posterior é seguir inovando e utilizando os conhecimentos a seu favor.

Como criar os conteúdos da maneira correta?

Um dos maiores erros é justamente a ausência de cuidados com a criação de conteúdo e deve ser superado logo. Assim sendo, não basta abrir o word, criar o texto, inserir no seu site/blog/ e aguardar pelos resultados.

O processo é engloba todo um estudo e não pode ser feito ‘de qualquer jeito’, pois não traz bons resultados. A grande questão é estar atento a esse fato e estudar, porque é esse ato que fará com que possa funcionar melhor.

Para que tenha condição de funcionar bem, se torna essencial citar alguns pontos que são importantes e precisam ser seguidos. Da mesma forma, é chegada a hora de saber do que se tata e a seguir veja questões principais:

  • Planejamento da estratégia de conteúdo– É mais do que escrever, pois é preciso criar objetivos e boas estratégias, utilizando as métricas. Por exemplo: escolha dos temas, palavra-chave e número de palavras.
  • Definição de objetivo e KPIs– A princípio, a meta é vender ou simplesmente aumentar o engajamento da sua marca? Desde já: é preciso que esse ponto seja feito com cuidado e sem qualquer pressa.
  • Definição de Personas– Esse ponto é muito polêmico e amplo, porém é válido citar que deve ser um tipo de ‘cliente ideal’. Pense nas ‘dores’, no ‘remédio’ e nos dados pessoais (idade, profissão, interesses, etc).

À primeira vista, a criação de conteúdo é crucial para descobrir como fazer marketing de conteúdo do modo correto. Por outro lado, é primordial que seja feito do modo correto e sempre prestando atenção nos detalhes acima.

Por mais que seja meio confuso no início, com o tempo fica automático e a aplicação é mais simples. Além disso, existe a facilidade de entregar aquilo que o Google deseja e ter um ranqueamento bem efetivo.

como fazer marketing de conteúdo
como fazer marketing de conteúdo

Como fazer marketing de conteúdo: A importância do funil de vendas

O marketing é muito amplo e o funil de vendas, de maneira geral, é um tema que traz estudos aprofundados. Ainda mais atualmente, faz uma grande diferença aprender como se dá o processo de venda até o final.

É fundamental entender todo o funil de vendas e a boa notícia é que não é muito complicado de aplicar. Juntamente com esse fato, confira melhor abaixo as três partes que estão inclusas nesse processo:

  • Topo do funil– Se trata da descoberta e traz o aprendizado, fazendo com que o cliente possa apenas e informar. A venda, nessa parte, não é um objetivo e o foco é apenas passar informações relevantes.
  • Meio do funil– Chega-se a dois pontos cruciais para o sucesso do seu conteúdo: reconhecer a marca e considerar. Contudo, as pessoas já perceberam a necessidade de algo e buscam informações.
  • Fundo do funil– De antemão: essa é a etapa de decisão e aqui o foco é aprofundar cada informação que foi passada. Enfim, é primordial focar na diferença que o seu produto/serviço faz para a vida do cliente.

Saber como fazer marketing de conteúdo passa diretamente por usar o funil de vendas em prol do seu negócio. Simultaneamente, é importante dedicar tempo ao estudo e analisar os resultados inclusos nesse processo.

Deu para perceber que é muito mais amplo do que apenas abrir o word, criar o texto e postar no site, certo? É, preciso dizer que a concorrência é brava e a dica é sempre focar na qualidade que o seu produto deve ter.

Divulgação: A chave para ter ganhos

Em primeiro lugar, divulgar é muito importante para ter mais vendas e aproveitar o marketing de conteúdo. Simultaneamente, será o momento de aplicar e a seguir veja como a divulgação não é complicada de ser feita.

  • Blog/Site– Se trata da parte de caprichar no conteúdo e cumprir o objetivo que foi definido como planejamento.
  • Redes sociais– Muitas pessoas estão nesse local e você deve interagir, sempre engajando as pessoas para si.
  • Vídeos– Para aqueles que gostam de aparecer, essa opção é importante e pode gerar muito engajamento.
  • Iscas digitais– A sua lead precisa de um up? Então, faça um ebook, peça para o cliente colocar o e-mail e receber esse material.

Todas as informações foram mostradas e você tem condição de aplicar os conhecimentos sobre como fazer marketing de conteúdo. Dessa maneira, mãos a massa e nunca duvide do seu potencial.

 

 

Leave a Reply

11 − 11 =