fbpx

7 macetes surreais sobre Instagram para negócios e bombe o seu perfil

Usar o Instagram para negócios é uma necessidade, porque a quantidade de usuários na rede social cresce cada dia mais. É importante marcar presença e interagir com o público, pois a concorrência tem essa atitude.

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e no Brasil é muito popular, já que está em vários celulares. Bem como, se os clientes estão lá e interagem com as marcas por meio dela, é fundamental fazer o mesmo.

O texto tem a proposta de ser objetivo e mostrar os 7 macetes sobre como usar o Instagram para negócios. Dessa forma, é possível bombar na página, conquistar seguidores e engajamento sobre o seu produto/serviço.

#1 Bio perfeita: O segredo de fazer o seu Instagram para negócios bombar

Embora ninguém deva ‘comprar um livro pela capa’, a realidade é que no Instagram esse ditado pode ser invertido. De fato, é importante criar uma bio perfeita que consiga ter uma boa capa sobre o que você está oferecendo.

O processo não é muito complicado e pode ser resumido em alguns passos, que, por sinal, são bem simples. Para te auxiliar a começar da maneira certa, confira a seguir como fazer para ter cada vez mais seguidores.

I. Coloque o seu logo na imagem de perfil

Evite aquele erro inicial: colocar uma foto qualquer, porque o mais indicado é inserir o logotipo do seu negócio. Colocar uma foto pessoal não é proibido, mas use apenas se você por uma figura pública ou um empreendedor digital.

II. Capriche no nome desse perfil

Várias pessoas erram justamente aqui e acabam colocando um nome que não tem relação com o negócio. A dica é que o nome seja fácil e simples de lembrar, tendo a palavra autoexplicativa e que seja associada logo de cara.

III- Palavra-chave logo no título

Abaixo da foto de perfil, em resumo, lembre-se de inserir uma palavra-chave e possibilite que você seja encontrado pelo buscador. Por exemplo: Miura | Peças automotivas e artigos para customizar o seu veículo.

IV- Descreva claramente

São 150 caracteres disponíveis e que devem sintetizar a sua marca, portanto, seja direto e reto. Sendo assim, mostre os problemas que podem ser resolvidos e sempre apresente uma proposta para valorizar a sua marca.

O mais comum é utilizar apenas duas páginas, ou seja, primeira é inserido o que aquele perfil faz. Logo abaixo, é realizado uma Chamada para Ação e que possibilite que o usuário tenha condição de ser redirecionado ao local correto.

V- Utilize um agregador de link

Um dos maiores erros é inserir um link enorme e que gere desconfiança nesse cliente, não é mesmo!? Então, a dica é utilizar um agregador de link e que ele clique, sendo redirecionado até o local que você definir.

VI- Faça uso dos elementos visuais

Uma excelente estratégia é ir além dos textos e deixar a bio bonita, sempre se destacando para o cliente. Da mesma maneira, a utilização de emojis é uma boa alternativa e devem combinar apenas com o seu negócio.

Procure ser equilibrado e não force o conteúdo, porque pode fazer com que o público não os absorve corretamente. Juntamente com isso, deixe a página com uma aparência profissional e não parecendo uma page amadora.

VII- Informe os contatos abaixo da bio

Permite que os clientes te enviem mensagem e é possível personalizar, inserindo o endereço, e-mail e telefone. As informações devem ser as que você julgar mais necessárias e o foco é estreitar o contato em vocês.

VIII- Insira as informações essenciais

Imagine o que pode agregar valor para o negócio e disponibilize essas informações para os usuários conferirem. Por exemplo: insira a localização, caso seja bom para você, porém informe os locais em você faz entrega.

IX- Atenção especial nos destaques

Para finalizar a primeira dica sobre a utilização do Instagram para negócios, use os stories destacados a seu favor. Afinal, é possível dar as boas-vindas e ainda permitir que elas assistam novamente quando quiserem.

#2 O macete para ganhar seguidores

À primeira vista, você já tem uma capa legal e agora é importante passar para o segundo passo. Portanto, é fundamental saber postar fotos que realmente chamem a atenção do público e acredite: devem ser originais.

O foco principal do Instagram são as fotos ou imagens é fundamental saber efetuar a utilização da maneira adequada. Busque opções que realmente façam com que as pessoas gostem e se identifiquem com aquela imagem.

Crie conexão com a legenda da imagem e a dica principal é que o tamanho não fique pequeno, mas também não seja grande. Utilizar as hashtags é válido e deve ser estratégico o uso, de acordo com a necessidade.

Busque ter um cronograma para postar e pode ser todo dia ou não, pois depende da estratégia que você tem. O mais indicado é fazer o mesmo com os stories e procurar interagir com o público, mas sem qualquer excesso.

Há uma forma eficiente de aumentar os seguidores e utilizar o Instagram para negócios: localizar os demais usuários. Contudo, o processo não é complicado e a seguir vou te mostrar uma forma de saber quem são eles:

  • Descubra a página que é sua concorrência e olhe as hashtags que são mais utilizadas, e copie-as;
  • Em seguida, comece a seguir as pessoas que buscam por aqui e também os usuários que seguiram aquela página;
  • Saiba que algumas dessas pessoas voltam a te seguir de volta e você conseguiu aumentar a quantidade de usuários;
  • Outra tática é seguir 50 usuários por hora, porém o Instagram pode identificar como algo suspeito e por isso é preciso ter cuidado.

Muitos acham complicado o início e ficam com medo, mas basta ter atenção e tudo começa a ficar mais fácil. O segredo é praticar e aprender a usar o Instagram para negócios da maneira correta.

#3 Criação de conteúdo: Engaje o público

Eu prefiro exemplos rotineiros para mostrar como não é tão difícil assim de criar conteúdo para o Instagram. Ao mesmo tempo, vou te mostrar um cenário e depois explicar como a postagem poderia ser feita, veja abaixo:

  • Uma página sobre dicas de conquista resolve criar um texto no Instagram sobre como vencer a timidez;
  • A imagem é um homem quieto e solitário, com o texto de quatro linhas e tocando na dor do cliente.

A descrição seria assim: “Vencer a timidez é necessário e tem um ‘mar’ de garotas esperando pelo seu contato, solte o monstro de você. Eu te ajudo”. Não é preciso pedir uma mensagem, porém você tocou em várias dores.

A primeira foi a timidez, a segunda foi as mulheres que esperam contato e a terceira foi a vontade que o cara tem de superar. Do mesmo modo, seguindo o exemplo anterior, no dia seguinte outra postagem pode ser assim:

  • A imagem escolhida é de um cara com muitas mulheres em volta, loiras e morenas;
  • Logo após, o texto é escrito assim: “Quer vencer a timidez? Estou fazendo um sorteio de um ebook sobre como vencer a timidez e para participar é simples, siga e curta a imagem e marque um amigo”;
  • O prazo para o sorteio pode ser de uma semana e o sorteio será ao vivo.

A proposta é bem simples: você está oferecendo algo, ou seja, um ebook, e deseja que o usuário siga a página, dê like na postagem e marque um amigo. Lembre-se: ele está se engajando e conhecendo melhor o seu trabalho.

Se o amigo dele tiver essa mesma dificuldade, você acaba de ganhar outro cliente em potencial e é possível até capturar o e-mail. Dai para frente, trabalhe a estratégia seguinte e a probabilidade de vender é maior ainda.

#4 Instagram para negócios: Use a IGTV

Em primeiro lugar, essa é uma ferramenta do Instagram e também está totalmente disponível como um aplicativo próprio. Logo após, possibilita que vários usuários tenham a chance de ver vídeo com até uma hora de duração.

O foco é se diferenciar dos stories e a ideia é que a qualidade de produção seja melhor, ou seja, uma evolução natural. As gravações também podem ser feitas na vertical e oferece uma excelente alternativa para ser explorada.

Para usar o IGTV em seu favor e na proposta do Instagram para negócios, lembre-se do seu maior concorrente. É diferente ao YouTube e fica simples de saber como uma estratégia pode ser realizada com facilidade.

A princípio, a ideia principal é que o conteúdo é postado no IGTV e diferente daquilo que foi postado nos stories. Simultaneamente, vale lembrar que também se diferencia no IGTV e também querer certo investimento.

É possível usar vídeos do YouTube e muitas contas já procedem assim, mas também dá para fazer um vídeo do zero. O principal é saber das informações do público-alvo e criar um conteúdo voltado para esse fim.

Algumas pessoas resolvem também fazer vídeos ao vivo e é uma excelente maneira de interagir com o público. Para utilizar esse recurso, é preciso ter imagem de qualidade e conteúdo, pois o cliente precisa seguir no vídeo.

Uma dica eficiente é contar uma história e dividir daquele modo clássico: introdução, desenvolvimento e conclusão. Logo, imagine que é um programa na TV e fica mais simples de criar um roteiro adequado a tal necessidade.

Procure pensar que você e, em suma, é uma companhia agradável para esse cliente e tem um assunto legal. Fugir disso é perigoso e pode deixar o conteúdo prolixo, ou seja, traga sempre algo novo para o seu público.

marketing de afiliados
marketing de afiliados

#5 Reels: As manhas dessa nova função

Embora o foco do Instagram para negócios seja outro, a verdade é que o recurso Reels está disponível. Ainda mais atualmente, é salutar se diferenciar da concorrência e a tendência natural é usar da maneira correta.

O recurso possibilita gravar vídeos criativos e que utilizem áudios, dublagens e efeitos diferenciados, assim como os takes. Vale lembrar que o TikTok propõe o mesmo e tem um funcionamento parecido, mas não é igual.

Os vídeos podem ser criados com Reels e com duração de até 15 segundos, podendo ser compartilhado no feed e nos Stories também. O envio pode ser para amigos e tudo por meio do direct, porém o foco para negócios é outro.

É possível inserir óculos, chapéus, bonés e diversas outras alternativas, trazendo uma opção bem diferenciada. Igualmente, quando o uso for relacionado ao Instagram para negócios é indicado usar com moderação.

Por exemplo: foque em conteúdos sobre os seus produtos e serviços, mas dê uma descontraída em momentos certos. Na véspera de um feriado ou no domingo é uma boa opção, já que o pessoal posta “sextou” e “fds chegou”.

Por fim, mas não menos importante, explore o recurso e alinhe a sua estratégia, sempre com atenção. O mais importante é utilizar tudo o que a ferramenta tem para oferecer e aproveitar essas vantagens.

#6 Stories: Mostre a vida em pedaços

Os Stories podem ser entendidos como vídeos curtos e que devem ser usadas da maneira correta. Seja para divulgar um link ou mostrar um pedaço da sua vida, o principal é não deixar de aproveitar essas oportunidades.

Certamente que é necessário usar a ferramenta para mostrar mais sobre o produto ou sobre você mesmo. Evite de monopolizar e ficar fazendo apenas uma coisa, pois os clientes gostam de algo que traga maior variação.

Por exemplo: poste um pouco sobre a sua vida em um dia, porém no outro use para divulgar um link. Afinal, a proposta principal é variar e fazer com que os clientes tenham sempre novidades, sem ficar algo muito enjoativo.

A fim de facilitar o processo e se existir alguma dificuldade, não deixe de conferir o que a concorrência está fazendo. Evite a cópia, porém utilize essas informações para ter uma ideia do que você fazer e siga em frente.

Minhas redes sociais

#7 Feed: Fechamento com chave de ouro

Primeiramente, o feed é o local dentro da ferramenta que deixa todas as suas postagens li. Os clientes têm a chance de conferir e podem ver um histórico das postagens, porém é válido que você deixe a conta como pública.

Ficar com a conta fechada é ruim e vai te demandar um esforço para aceitar os seguidores. Inclusive, deixe sempre aberta e permite que os usuários conheçam a sua página, incluindo os serviços que estão inclusos.

A melhor alternativa disponível é que você esteja com tudo o que foi alinhado dentro dessa postagem. Lembre-se: a parte de criar a bio, passando por ganhar seguidores, criar conteúdo, finalizando com IGTV, Reels e Stories.

No final das contas, o uso do Instagram para negócios é muito indicado e traz uma presença virtual mais forte. Posteriormente, é apenas trabalhar as estratégias após isso e a tendência natural é aproveitar essa oportunidade.

1 Response

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.