Como criar um blog de sucesso – Guia Para Ter o Seu

Aprender a como criar um blog não é complicado e passa diretamente por entender a proposta desse espaço. No passado, a utilização se dava como um diário e alguns fizeram sucesso, porém atualmente tudo mudou.

O objetivo de um blog, como você já sabe, é de criar relação com o seu público e dar profundidade a alguns temas. Por outro lado, a linguagem deve ser mais despojada e não tão técnica, dependendo do tipo de proposta.

Descobrir como criar um blog, em suma, passa diretamente por seguir alguns passos e o processo não é muito complicado. Em seguida, é simples e basta produzir conteúdo, cumprindo com o objetivo que foi traçado.

Afinal, como criar um blog?

A criação de um blog deve ser voltada para cumprir com o objetivo que foi traçado no início desse processo. Ao mesmo tempo, pode ser necessário antecipar assuntos e tendências, estando sempre na vanguarda.

O processo depende bastante da proposta e não tem como generalizar, mas as dicas serão de uma forma mais generalista. No entanto, basta aplicar e ir modificando para se adequar ao que você deseja para o seu blog.

É chegada a hora de conhecer as três dicas para saber como criar um blog de uma maneira objetiva. Logo após, será importante ‘colocar as mãos na massa” e entender que todo aprendizado só tem sentido quando é aplicado.

Como criar um blog
Como criar um blog

1- Defina um nicho e os assuntos que serão abordados

Um nicho pode ser entendido como um segmento de mercado, por exemplo: emagrecimento, saúde, negócios online, conquista, etc. As possibilidades são praticamente infinitas, pois a maioria dos nichos não tem qualquer limite.

Um assunto é algo ligado ao nicho, por exemplo: como emagrecer com saúde, ganhar dinheiro online, conquistar a ex-namorada. Deu para perceber a ligação existente entre ambos e é importante explorar esse elo.

O processo de escolha é fundamental para criar o seu blog e deve ser feito considerando o que você gosta. Igualmente, pense que será preciso produzir conteúdo ou avaliar textos e não faz sentido escolher algo não seja familiar.

2- Conheça as plataformas para criar o blog

Em primeiro lugar, sem uma plataforma para blog, saiba que a criação de um blog se torna impossível. Sendo assim, é muito importante conhecer as cinco plataformas mais utilizadas e a seguir confira quais são:

  • Blogger– Opção totalmente gratuita, simples e muito dinâmica, porém não é a mais completa e é um tanto limitada. A vantagem é o fato de não ser necessário pagar hospedagem e ser fácil de mexer.
  • Jimdo– A interface não é complicada de mexer e engloba também os dispositivos móveis, facilitando a vida. Escolher um layout, o nome do site e criar a página são os passos para que o blog seja criado.
  • Joomla– É a plataforma mais completa, sendo heterógena e totalmente customizável, embora a interface seja simples. Entretanto, o foco principal é em pessoas que desejem criar o seu blog.
  • Tumblr– O alcance por essa plataforma é muito amplo e, em síntese, tem feito bastante sucesso atualmente. A vantagem principal, se dá pelo fato de ser rápido e instantâneo de criar o seu blog.
  • WordPress– É a opção mais utilizada e que oferece mais recursos, porque é fácil e bem completa. Dessa forma, não é preciso passar por uma grande instalação e nem tem um serviço 100% pago.

À primeira vista, a escolha das plataformas deve ser feita com critérios e considerando as suas possibilidades. Enfim, é melhor fazer tudo com paciência e acertar, do que ter pressa e acabar errando nesse momento.

3- Produza o conteúdo: Passo final para aplicar os ensinamentos sobre como criar um blog

É o momento de criar os textos e aqui é preciso entender qual é a sua proposta, ou seja, se trabalhará com SEO ou não. Se a resposta for positiva, é preciso definir uma palavra-chave e trabalhá-la organicamente no texto.

Seguir algumas regras é importante, por exemplo: frases de até 20 palavras, densidade da palavra-chave de ao menos 0,5%, etc. Do mesmo modo, dependendo da plataforma, o plugin de SEO pode te ajudar a entender tudo.

Por fim, descobrir como criar um blog passa diretamente por seguir os passos ensinados e ter paciência. Afinal, com o tempo e tendo boas atitudes, a tendência natural é conseguir criar um espaço adequado ao que você busca.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

2 Responses
  1. […] Blog não dá certo: muitas empresas criam blog e dizem que não conseguem ter resultados. Um blog precisa ter conteúdo constante, caso contrário, não terá resultados. A principal função do blog é dar informação para o seu possível cliente, é preciso ter consistência e o mais importante o conteúdo deve ser de qualidade e realmente ajudar o usuário. […]

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.