fbpx

A internet tem um alcance global e é muito difícil encontrar pessoas que não acessem a rede. No entanto, é importante que os sites tenham a capacidade de chegar até o público e o gestor de tráfego ajuda justamente nisso.

Por exemplo: quando você digita ‘como emagrecer’ no Google e vê que alguns sites estão entre os primeiros. Talvez não seja do seu conhecimento, porém para o website estar ali e bem ranqueado, foi preciso seguir métricas.

Embora a maioria das pessoas não saibam disso, a realidade é que as empresas buscam um bom gestor de tráfego. Dessa forma, confira o que é esse profissional e também a função dentro da rede global de internet.

Afinal, o que é o gestor de tráfego e o que esse profissional faz?

Primeiramente, o gestor de tráfego tem um papel fundamental dentro de qualquer empresa e pode ser física ou digital. Entretanto, como o próprio nome indica, a sua função é entender o que significa a palavra tráfego.

Se trata de efetuar a coleta de dados e entender o que está sendo mostrado, efetuando o gerenciamento dos resultados. Imagine que um fluxo de pessoas acesse a sua postagem e é preciso entender o caminho que foi feito.

Uma vez realizado esse estudo, é importante replicar essas práticas e comparar com o resultado anterior. Sendo assim, é totalmente possível entender as falhas e a razão para aquelas postagens ter tido mais acessos.

O gestor de tráfego trabalha com métricas de marketing digital e precisa estar inserido dentro das melhores práticas. Inclusive, para entender o que o profissional faz, se torna essencial conhecer alguns pontos e a seguir confira.

1) Utilizar o tráfego pago para ter resultados dentro de pouco tempo

O gestor de tráfego precisa trazer resultados para o site dentro de pouco tempo e nisso entra o tráfego pago. Contudo, é importante entender o que é realizado e por meio de um exemplo fica simples a compreensão:

  • Imagine que alguém precisa ter mais acessos e quer levar as pessoas das redes sociais para o seu site;
  • A utilização do Google ADS é a primeira medida, pois fará com que o site apareça entre os primeiros resultados;
  • O uso do Facebook ADS e do Instagram ADS é muito indicado, pois leva o público das redes sociais para o site;
  • Aliás, a aplicação dessa estratégia permite ter mais acessos, pois o site está ranqueado no Google e marca presença nas redes sociais.

O segredo principal é simples: o gestor de tráfego tem condição de avaliar o melhor tipo de anúncio e encontrar uma excelente alternativa. Todavia, um estudo é feito e a escolha depende daquilo que o cliente está procurando.

A grande vantagem do tráfego pago é ‘furar a fila’ e fidelizar o cliente, pois o site contará com todos os recursos. Igualmente, é esse ponto que faz com que o gestor ofereça um serviço único e que oferece resultados rapidamente.

Gestor de tráfego
Gestor de tráfego

2) Analisar o site como um todo

A análise do site é fundamental e algumas métricas devem ser puxadas, porque influenciam diretamente no processo. Entender a razão do tráfego, os pontos fortes e as falhas, em suma, faz toda a diferença para ter tráfego.

É frequente pensar que é um processo complicado e que demora tempo, mas basta treinar para aprender. Assim também, é fundamental entender o que o Google Analytics pode fazer por você e a seguir confira melhor:

  • É a ferramenta mais importante e deve ser usada diariamente pelo gestor de tráfego.
  • O foco é ter informações sobre a quantidade de acessos nas páginas e o local de acesso.
  • Em seguida, a ferramenta possibilita saber as páginas com mais acessos e a evolução com o passar do tempo.

Outras ferramentas podem ser usadas e o gestor de tráfego tem condição de entender as mais indicadas. Por outro lado, o contato com o cliente é diário e o foco é sempre alinhar métodos, pois os resultados dependem disso.

O site é analisado como um todo e melhorias são realizadas, sempre focando em trazer mais acessos, por exemplo. É fundamental apenas que tudo seja alinhado previamente e esse fato permite que o processo funcione melhor.

3) O gestor de tráfego deve definir estratégias para aumentar os acessos

Se você está pensando que basta criar um site, postar conteúdo e o Google irá ranquear, saiba que não é assim que funciona. O processo é feito seguindo métricas e apenas o gestor de tráfego sabe o que é melhor para cada site.

Quando fala-se em gestão, em suma, é importante saber que o foco é em olhar o site como um todo. Cada parte integrante, exige que exista estudo e que o profissional tenha condição de encontrar a melhor alternativa.

Embora pareça complicado e cheio de detalhes, o gestor de tráfego tem experiência e pode otimizar o seu site. Por exemplo: imagine um website que demora para carregar as páginas e com esse profissional esse tempo diminui.

O segredo não é uma mágica, mas a utilização das estratégias e um estudo que foi realizado no começo. Afinal, sem essas informações e não entendendo o site, a chance de correção é mínima e essa não é a proposta.

Fato é que o gestor de tráfego oferece o aumento de tráfego e de várias formas diferentes, porém que funcionem. Simultaneamente, o site é melhorado e permite que os resultados sejam alcançados do modo adequado.

4) Utilizar as redes sociais para ter mais tráfego

Responda com total sinceridade: você conhece alguém que não esteja presente nas redes sociais? Certamente que sim, porém, aposto e afirmo: o número de pessoas dentro do Instagram e Facebook é três vezes maior!

O gestor de tráfego precisa aproveitar esse fato e divulgar o site nas redes sociais, atuando de duas maneiras. A primeira é criando uma fanpage e usando de acordo com o que a rede social possibilita para aquele momento.

Por outro lado, a segunda maneira é por meio de anúncio e é possível adquirir planos que cabem no orçamento. O Facebook ADS e o Instagram ADS possibilitam encontrar o público-alvo, trabalhando as estratégias em seguida.

Lembre-se: o gestor de tráfego tem conhecimento sobre as ferramentas e encontra as melhores formas de utilizar. As redes sociais devem ser exploradas e tem potencial de trazer público para o seu site rapidamente.

A princípio, uma forma muito eficiente de obter engajamento é fazendo uma espécie de sorteio de algo. Logo depois, peça que os participantes marquem um amigo e a sua conta fica sendo conhecida por muitas pessoas.

A realidade é simples: o gestor de tráfego deve entender a dinâmica das redes sociais e aplicar. Acredito que ficou claro e deu para entender a razão das empresas buscarem esse profissional para trabalhar no seu time.

5) Acompanhar os resultados das novas estratégias

À primeira vista, existe apenas uma única maneira de entender se algo está funcionando ou não: analisar os resultados. Da mesma forma, é uma parte que não deve ficar de fora e merece um estudo mais aprofundado.

O ramo de tráfego é da seguinte forma: tentativa, erro, correção, tentativa, acerto. Ainda mais atualmente, já que a concorrência é grande, é preciso aprender com os erros e aplicar nas soluções.

Quando o gestor de tráfego sabe disso e aplica corretamente as estratégias, o tempo para acertar fica mais curto. A quantidade de erros é diminuída e a empresa consegue chegar ao objetivo que foi traçado desde o início.

Perceba um fato: se analisar os resultados, não tem como entender se aquela estratégia está sendo positiva ou negativa. Se não há como saber se algo é bom ou ruim, fica muito difícil de localizar e entregar o que o cliente deseja.

Minhas redes sociais

6) Gestor de tráfego: Descobrir e aplicar o que todas as ferramentas mostram na prática

É chegada a hora de considerar todas as informações e fazer o principal: aplicar na prática. A teoria é justamente criada para se mostrar na ação, portanto, é essencial que funcione e entregue o que foi planejado.

O Google muda constantemente e o profissional precisa entender essas mudanças, aplicando no seu site. Juntamente com esse fato, muitos gestores de tráfego conseguem entender o que será mudado e aplicar anteriormente.

Pode até parecer utopia, porém os vendedores não conseguem saber o que o cliente precisa ao olhar para ele? Enfim, o gestor de tráfego tem essa capacidade e o foco é fazer o site ter mais acessos, mas com engajamento.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.