O que são leads? O mundo digital mudou o planeta e trouxe oportunidades, porém saber o que são leads é parte desse cenário moderno. A concorrência pode ser vencida por meio da utilização do tráfego que você gera no seu site.

Para o marketing digital, um Lead é considerado como um ‘consumidor em potencial’ e que se interessa no produto ou serviço do site. Bem como, se trata de um visitante, acima de tudo, e que entrou no website por interesse.

A pessoa pode ter chegado pelo conteúdo ou mesmo por ter preenchido um formulário e que informou os dados. Dessa forma, pode ser utilizado no futuro e por isso que saber o que são leads é tão importante, confira tudo a seguir.

Por que eu preciso gerar leads para o meu negócio?

Em primeiro lugar, porque sem interessados, não há a conversão e sem converter, você não consegue vender. Um lead é uma chance do negócio e em uma visão que seja ampla, porque o marketing é usado a seu favor.

Certamente que o lead também é usado como referência para outros contatos da empresa e engloba as redes sociais. O Facebook e o Instagram são exemplos disso, portanto, descobrir o que são leads traz essa vantagem.

Se o lead não for gerado, saiba que você está parado no tempo e não vende, fazendo com a lucratividade inexista. Ter pessoas interessadas é fundamental e auxilia a converter, porque ninguém pode trabalhar de graça.

Se você não gerar um lead, ficará parado no tempo e não vai vender, ou seja, a lucratividade inexiste. Ter interessados é tão importante quanto converter essa vontade em atitude, já que nem relógio trabalho de graça.

Para entender o que são leads, é primordial conferir alguns pontos que tragam informações e mostrem esse caminho. Daí para frente é apenas aplicar, pois a ideia simplesmente ter uma lucratividade cada vez maior.

O que são leads

O que são leads? Qual é a diferença entre visitantes, contatos e leads?

A princípio, há uma confusão muito comum e que engloba três vertentes que são diferentes: visitantes, contatos e leads. Sendo assim, fica melhor de diferenciar e aplicar cada conceito, veja a seguir o que cada um significa:

  • Visitantes– Se trata de alguém que já teve contato com a empresa, ou seja, que acessou o site ou a rede social. Há o interesse no produto ou serviço, porém não manifestado e é o passo inicial para vender.
  • Contatos– Esses são os clientes que já compraram uma vez e devem ser mantidos, portanto, o foco é trabalha na fidelização. Afinal, aquele que já comprou uma vez, tem mais chance de comprar outras vezes.
  • Leads– Pense em algum contato que tenha deixado o e-mail, porém ainda não comprou e está no meio do caminho da compra. Igualmente, é preciso trabalhar outras estratégias para auxiliar nessa conversão.

Ao entender cada ponto separadamente, a tendência natural é ter condição de não confundir mais, não é mesmo? Então, o foco do texto é a lead e será dado profundidade ao tema, facilitando cada vez mais esse entendimento.

Como definir o que é um lead qualificado?

Antes de mais nada, um lead qualificado é um contato e que é capturado por ter tido interesse no produto/serviço da empresa. Juntamente com esse fato, o lead deve estar encaixado no perfil que a empresa tem como cliente ideal.

A primeira atitude foi entender o que é um lead qualificado, porém é válido aprender dois pontos para definir corretamente. É chegada a hora e o momento de ter acesso a todas essas informações relevantes:

  • Perfil– É importante conferir se o perfil do lead está dentro do que você deseja e comparar com o perfil que a empresa deseja. É com base nessa comparação que, em resumo, fica melhor de saber tal cenário.
  • Comportamento– O segundo passo é crucial para analisar o comportamento do lead em relação à empresa e contabilizar esses materiais que foram consumidos, classificando o seu nível de interesse.

A melhor atitude é pensar no que acontece quando você acessa um site e insere as suas informações. Em seguida, fica mais simples de entender aquilo que o dono do site quer saber e, depois, basta aplicar no próprio website.

Quais os tipos de lead?

Entendido o que é um lead qualificado, se torna essencial saber como fazer a qualificação do lead. Para auxiliar e trazer todas as informações, veja a seguir quais são elas e as informações que forem pertinentes:

  • MQL– Esse é um contato capturado e tem a característica tida como ideal pela empresa, porém também está nutrido pelo marketing. Se for classificado assim, passe para o nível posterior de qualificação.
  • SQL– Se trata de um contato qualificado pelo setor de vendas e que declarou uma intenção ideal de compra. Do mesmo modo, tem uma oportunidade de negócios e o próximo passo é se tornar cliente.

Entender o que são leads é fundamental, porém descobrir os tipos de leads é o passo seguinte a esse. Existem várias, porém é importante citar as três mais comuns e que auxiliam a aplicar a estratégia adequada.

  • Seeds– É o que possuí a maior taxa de conversão e é um fruto de uma estratégia de marketing bem realizada. Assim também, é quando um visitante é capturado e virou cliente, sendo a mais difícil de conseguir.
  • Nets– Se trata um lead adquirido pela maneira clássica do marketing, ou seja, lista de e-mail marketing e Google Ads ou Facebook ads. A relação é diferente da citada acima, já que é mais direta e com maior objetividade.
  • Spears– Bastou ter uma venda direta para o cliente e é classificada como esse tipo de lead, não tendo espaço para produção de conteúdo. Buscar as informações sobre a individualidade se torna primordial.

No final das contas, não há um lead melhor do que outro, pois o que manda principalmente é a estratégia para aquele momento. Em outras palavras, é adaptar o tipo de lead a situação e ter condição de atingir os objetivos.

Quais as melhores estratégias para gerar leads?

Uma estratégia bem eficiente é investir em buscas orgânicas e principalmente no ranqueamento. Pesquise palavras-chave, crie conteúdos otimizados e esteja entre os primeiros resultados, veja abaixo outras estratégias:

  • Formulário de contato– É uma bela opção e é eficaz, pois você oferece uma recompensa e em troca recebe o contato do cliente. Logo após, é trabalhar com e-mail marketing ou outro tipo de contato.
  • Facilite o login– Uma excelente alternativa é permitir o login por Facebook e Google, pois os clientes podem logar com facilidade. De acordo com o Pinterest, o aumento no site dele foi maior do que 100%.
  • Use QR Code para oferecer o conteúdo– Existem pessoas que são mais digitais e é possível usar o QR Code para oferecer um brinde. Por exemplo: um ebook e em troca o cliente passa o e-mail dele.
  • Crie landing pages– Se trata de ser uma troca, portanto, você oferece uma recompensa e tem o contato dos clientes. Procure customizar a página e deixe leve, pois o tempo de carregamento deve ser curto.
  • Iscas digitais– Ebooks são um bom exemplo e se tratam de livros digitais, tocando na dor do cliente e indicado o remédio. Logo, insira imagens bonitas, infográficos e até mini cursos, pois o impacto é positivo.

À primeira vista, é importante entender que não há qualquer tipo de limitação e existem diversas maneiras de usar as estratégias. Assim também, um dos pontos positivos dos leads é justamente esse: é bastante versátil.

Como nutrir leads?

Segmentar e definir bem o seu público-alvo é muito interessante, pois faz com que a empresa saiba o que a empresa deseja atingir. O processo de comunicar com esses leads devem ter a linguagem deles e gerar interesse.

Outra dica importante é estruturar um caminho e passa por trazer o conteúdo de aprendizado/descoberta para o cliente. Se trata de trazer conteúdos relevantes e aprofundar por um ebook, captando assim o contato.

Reconhecer o problema do lead e mostrar a solução é fundamental, porque faz o cliente considerar a solução. Por fim, ele decide a compra e converte, ou seja, faz com que o desejo se torna uma ação de aquisição.

Para finalizar a nutrição dos leads, procure entender o estagio de compra do cliente e considere o que é melhor para cada parte. Enfim, crie um bom resultado e tenha atenção nos resultados, porque é o que mantém o cliente.

Como gerenciar um lead?

A captura de leads é o passo inicial e o texto abordou algumas maneiras, não é mesmo? Então, é importante engajar os leads e entrar no processo de nutrição, ou seja, aquilo que foi mostrado no tópico anterior.

É essencial que os leads sejam verificados e possibilite descobrir se estão dentro daquilo que foi planejado. Em seguida, é necessário dar o golpe final e transformar o desejo em ação, efetuando a venda.

Descobrir o que são leads é importante, porém saber como aplicar é outra medida que faz diferença. No entanto, o conteúdo foi voltado para trazer todas as informações e possibilitar que dê para começar corretamente.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.