E do nada você se pergunta assistente virtual como funciona? Nessa hora, surgem muitas dúvidas e tudo mais, mas é importante, antes de qualquer outra coisa, estar ligado no próprio nome e ele já dá o papo.

Assistente virtual nada mais é do que você trabalhar remotamente, podendo auxiliar um empreendedor no negócio que ele tem. A grande diferença é que não tem registro e tu é apenas um profissional liberal, tá ligado?

Então, para saber assistente virtual como funciona é muito simples e vou conversar contigo sobre esse assunto. Bora lá, manos e minas, porque agora é a grande hora de pegar todas as informações sobre o assunto. 

Assistente virtual como funciona: O que é?

Quando alguém dá o papo de assistência virtual, rola logo uma puta confusão entre a função e o modelo de contratação. Ambos são bem parecidos e a parada lembra cerveja vs choop, mas concorda que são diferentes?

O assistente virtual não pode ser confundido com o assistente digital, já que são duas coisas diferentes. Enquanto o primeiro é uma profissão, já o segundo é uma espécie de contratação e essa é a diferença.

Ainda tem o assistente digital e esse aqui é no formato de robô, você tá ligado como funciona? As perguntas são cadastradas pelo empreendedor e conforme rola a conversa, as respostas acontecem e a pessoa nem vê que é um robô.

O assistente pessoal nada mais é do que uma pessoa que executa uma função, jamais um robô. Se você está pensando que a Siri é uma assistente virtual, saiba que não é assim que funciona e é uma assistente virtual.

Agora você está querendo saber, tá ligado, então vou dar o papo e mostrar logo duas fitas para tu não esquecer. Bora lá ver a parada e começar a clarear essa situação que ainda está escura na mente.

Minhas redes sociais

 

A profissão depende do ser humano

Agora que eu já te expliquei o que é assistente virtual e os temas que são parecidos, mas diferentes, não é mesmo!? O trabalho é remoto e cada um atua da sua casa, embora não dispense o fator humano.

O ser humano participa de tudo e pode responder perguntas, anotar pedidos e trabalhar de muitas formas. A verdade é que depende apenas da função escolhida e você saberá ao longo do nosso papo como atuar.

É o empreendedor que delega a função e capacita o assistente virtual, afinal ele precisa ter especialização para cumprir certas missões. Daí você se pergunta: “como é possível saber o que o outro faz sem estar ao lado”?

A resposta é simples e basta usar o Trello, por exemplo, já que é um belo gerenciador de projetos. Nele dá para iniciar um projeto e marcar o responsável, acompanhando cada atitude que ele tem.

Assistente virtual como funciona?

Mermão, aqui é que tudo se dá bem e pode executar muitas funções, sempre ligadas a processos operacionais. Além dele, dá para ser administrativo, financeiro e o principal é que existe treinamento para saber o que fazer.

O trabalho independe da formalização de trabalho e pode ser o formato freelancer, concorda comigo!? Esse tipo de função é bom para o momento atual e diminui os impostos, uma vez que o assistente virtual é um profissional liberal.

assistente virtual como funciona
assistente virtual como funciona

Assistente virtual como funciona: Quais são as áreas de atuação da profissão?

Meu jovem, não tem limite para a atuação do assistente virtual e eu tenho que ser honesto: em tudo. Mano, seja no secretariado, comercial, ADM, Finanças, Atendimento do Cliente e tudo mais, podem ser a seguintes:

Administração e Finanças

Irmão, o assistente virtual pode produzir relatórios, planilhas e até mesmo alimentar o controle financeiro. Ainda tem o fluxo de caixa e o profissional consegue fazer, além de emitir notas fiscais corretamente.

Vale lembrar que ainda tem a gestão de e-mails e também a produção, tradução, transição e produção de textos. Tudo isso de casa e sem precisar ir até o lugar de trabalho, pegar busão lotado e chegar no trampo no veneno.

Comercial

Se você está panguando na missão e acha que só dá para trampar com um grande CRM para acessar o comercial, a fita é diferente. Para esse caso, você precisa ficar ligado na gestão de clientes, fornecedores e na prospecção deles.

Tá ligado o relacionamento pós venda e o planejamento de ações com os clientes? Então, dá para deixar na mão do seu assistente virtual e conferir o trabalho que está sendo feita, né não!?

Assistente pessoal

Os serviços de um assistente virtual podem ser destinados para um assistente pessoal. Abaixo vou te mostrar algumas informações e citar os detalhes pertinentes a cada um deles com detalhes: 

  • Solicitação de orçamentos– Imagine que você tem uma loja de venda de computadores montados. Um assistente virtual anota os orçamentos e repassa para a equipe, agilizando bastante a operação. 
  • Emissão de pedidos- Esta é outra vantagem e dá para emitir pedidos com maior agilidade, oferecendo vantagens para o dia a dia. Quando a pessoa tem uma rotina cheia, contar com um assistente pessoal é bom.
  • Agendamento– Pense em um empreendedor virtual com a agenda cheia e concorda que é preciso ter alguém para auxiliá-lo nisso? Então, é aqui, mano, que um assistente pessoal é crucial para o trabalho.
  • Inserção de lembretes– Sabe aquele dia em que você está se lembrando que precisa fazer algo e não sabe o que é? É, truta, é f… e a real é que um assistente pessoal pode te auxiliar a resolver essa fita.

Um assistente pessoal ou virtual faz um trampo parecido com o de uma secretária, porém pode ser a distância. Afinal, “ninguém mais vive nas cavernas” e todo mundo tem acesso a WhatsApp, Trello e afins. 

Marketing digital

A atuação dos assistentes virtuais pode ser nesse sentido e acredite: é o nicho mais amplo para esses profissionais. Aqui, brother, é que tu encontra um mar de oportunidade e vou te contar todos os detalhes:

  • Gestão de e-mails e contatos;
  • Programação das Postagens em blogs e mídias sociais;
  • Assessoria para youtubers;
  • Resposta de dúvidas pelo site.

Gostou das possibilidades? Eu ainda não te contei sobre o funcionamento e a forma que você tem para se tornar um, tem interesse? Então, confira o que falar daqui para frente e você saberá como começar ainda mais. 

Assistente virtual como funciona: Como se tornar um?

Se você quer logo iniciar a sua carreira como assistente virtual, irmão, gosto de lhe dar um aviso: não tem milagre. A parada demanda tempo e por isso quero que você tenha duas atitudes logo para começar:

  • Acredite no seu potencial– Não quero que tu fique com medo e não acredite no que está dentro do seu coração. irmão, há um potencial danado dentro de você e desejo que você siga em frente.
  • Meta as mãos na massa– Mermão, comece a meter as mãos na massa e vá para cima, sem ter medo de p… nenhuma. Quero que tu vá para cima e por isso vou te dar logo papo: pensamento positivo.

Tu é f…da e quero que inicie hoje mesmo a sua caminhada rumo a conquista do objetivo, certo!? Ser um assistente virtual é a pedida e o caminho você consegue por meio de sete passos, são eles:

1- Assistente virtual como funciona – Tenha disciplina para iniciar na profissão

Computador ligado, você sentado e muito trabalho para fazer… Sabe o que é complicado? Ver a cama ao lado e ter vontade de deitar, mas é preciso trabalhar e aí responde: você acha que tem o perfil?

Não ter um chefe físico te faria executar o trampo normalmente e sem precisar ser chamado atenção? Se as respostas forem positivas e tu quiser, a verdade é que dá começar e há muita chance de dar certo.

O papo é direto: para ser um assistente virtual, é preciso ser o próprio chefe e já era. Em seguida, é apenas seguir os demais passos e acreditar que o caminho para percorrer é esse mesmo… bora!

2- Assistente virtual como funciona – Busque o trabalho por meio da internet

A internet é realmente uma “mãe” e o “coração” sempre cabe mais um, concorda comigo!? Atualmente, existem dois caminhos para você e ambos são positivos, mas é preciso analisar cada um deles:

  • Formato freela– A fita é apostar na Workana e Getninjas, já que são sites que oferecem a possibilidade de ser um assistente virtual. O principal é se candidatar a vaga, pegar o trampo, executar e ganhar $.
  • Formato “CLT”– Meu brother, aqui é para sites como Catho, LinkedIn & Vagas.com. Para que você consiga a vaga, é preciso criar uma espécie de currículo e ganhar dinheiro nesse formato.

A parada não é complicada e você deve buscar trabalho por meio dos sites citados acima. Para o “CLT”, você para por aqui e vai trabalhar registrado, porém o formato freela ainda guarda mais 5 dicas para você.

3- Assistente virtual como funciona – Envie as suas credenciais para conseguir o trabalho

Se você se cadastrou na Workana e procurou por projetos que contratem um assistente virtual, é preciso pouco. Na real, tu vai apenas enviar os seus diferenciais para que você consiga pegar o trampo em questão. 

É preciso apenas mostrar a sua experiência e as credenciais que tem, como tô ligado que são muitas, quero que seja honesto. Indique as razões para que você seja contratado e aí é apenas curtir o potencial que existe nisso.

Na hora de mostrar os seus diferenciais, evite erros de português e seja direto logo nessa busca. Ah, tem um detalhe: não demonstre em nada pressa e vá na calma, sem pressa.

4- Assistente virtual como funciona – Execute o trabalho

Imagine que você conseguiu o trabalho e abriu uma coca gelada para comemorar, mas o que fazer depois disso? Meu amigo, sentar e chorar não ai adiantar, por isso mesmo a dica é executar o trampo.

Se o trampo é de criar textos para o site todo dia, senta no teu PC, executa o trampo e cumpra a missão. O trampo é diário e você vai precisar de dias, semanas e até um mês para receber, porém depende do tipo de contratação.

Ah, aqui vai um aviso: na hora de fechar, pense nisso e procure escolher o melhor para ti. irmao, faz o trampo serviço correto e olhe como fosse aquela coca gelada que tu toma quando está na praia. 

5- Assistente virtual como funciona – Tenha o trabalho aceito

Lembra quando falei que era preciso executar o trampo e ter qualidade? Então, é para ser aprovado e a grana cair para a sua conta, já que se não for assim, tudo não recebe o dinheiro e fica na mesma.

Para ter o trabalho aceito, é muito simples e basta cumprir com aquilo que o cliente pediu. E se você está pensando que não é bem assim e tudo mais, quero te dar o papo e mostrar que você está errado.

O cliente tem o direito de abrir uma mediação e pedir o dinheiro de volta, caso não goste do que é feito. Melhor pensar nisso e evitar problemas, já que não adianta trampar e não receber nem um puto. 

6- Assistente virtual como funciona – Seja remunerado

Você teve disciplina para executar o trampo, buscou trabalho, enviou proposta, conseguiu o trabalho, executou e teve aceito, o que rola agora? Ah, a grana vai para a sua conta e tu teve condição de receber o pagamento.

Preciso ainda te dizer outra coisa: não é instantâneo que o dinheiro caí. Embora pareça assim, a real é que o dinheiro pode cair para a sua conta apenas um mês vês no mês ou não e depende do site de freelancer.

Eu costumo dizer que a escolha depende de você e vale a pena pensar naquilo que é melhor para ti. Tem só uma coisinha que merece atenção: na hora de contratar o plano, lembre-se de olhar o valor que te será cobrado por mês.

7- Assistente virtual como funciona – Se coloque à disposição para trabalhar outra vez

Nesse momento, você se pergunta: o que tenho que fazer depois de entregar o trabalho e ter o trampo aceito? Se a contratação não for por um período longo, ofereça o serviço outra vez e já era.

Os clientes gostam muito de assistentes virtuais que se colocam à disposição e topam trabalhar outras vezes. Afinal, dá muito trabalho e um alto custo, treinar as pessoas novamente e esperar o tempo de adaptação.

Não tenha medo de se expor, já que o “Não” você já tem e precisa conquistar o “sim”. Quando isso acontecer, você sorri e percebe que valeu a pena ter tido essa atenção a mais com o seu projeto. 

Assistente virtual como funciona: Como se deu o surgimento da profissão?

Esse tipo de termo foi criado apenas na década de 1990 e tem relação com a tecnologia, já que antes disso tudo era mato. As inovações tecnológicas fizeram com que o trabalho de casa fosse possível e muitas pessoas riram.

No Brasil, a internet se popularizou apenas no meio/fim para os anos 2000 e a internet ficou em alta velocidade. Em seguida, ainda teve o compartilhamento de arquivos em nuvem e deu para trabalhar assim.

Os assistentes virtuais passaram a ser muito procurados e hoje o mercado tem crescido bastante, não é mesmo!? A verdade é que a profissão exige os recursos que foram mostrados ao longo desse nosso papo, certo”?

Quanto ganha um Assistente Virtual

O salário depende muito do profissional, de quem contrata e da quantidade de horas que são trabalhadas. Além disso, ainda tem outra questão: as funções que serão executadas por esse profissional. 

É possível encontrar empresas que pegam até dois salários mínimos para você e outras empresas não. O valor pode ser de até 2 salários mínimos e a jornada pode ser de oito horas, mas podem existir negociações.

Para o mercado de freelancer, as coisas são mais abertas e é possível ganhar mais, podendo trabalhar mais também. A remuneração pode ultrapassar até três salários mínimos e depende do tipo de contratação, quantidade de horas e do contratante.

Para finalizar o nosso papo assistente virtual como funciona, quero te perguntar: e aí se acha preparado para começar? Tenho certeza que sim e é hora de iniciar o quanto antes.

Leave a Reply

14 − dois =