Como usar o TikTok? Meu chapa, eu sei que te enche o saco ficar vendo aqueles anúncios sobre o TikTok enquanto você quer ver o vídeo no YouTube. Também tem aquelas dancinhas estranhas e que tu se pergunta “que porra é essa?”.
Velho, a resposta é simples: muitas pessoas estão nessa parada e dá para ganhar uma grana lá. Seja monetizando os vídeos ou divulgando o seu negócio por lá, tá ligado? Ah! E tem uma fita: é moleza de mexer.
Vou dar o papo sobre o TikTok e mostrar a razão para investir la, como meter o conteúdo e sacar o algoritmo. Então, vamos deixar de conversar e meter as caras na parada, ganhar uma grana e parar de ser chato com o TikTok.
Conteúdo
Por que eu preciso estar no tiktok?
Velho, quando tu pensa em entrar no TikTok e tem medo, saiba que mais de 1 bilhão de pessoas estão nele. O seu melhor amigo pode estar, a sua mina tem chance de curtir e muitas outras pessoas tbm, sacou?
A questão é que há 5 excelentes razões para entrar nessa rede social de vídeos. Antes de dar o papo sobre ela, você precisa ficar ligado em uma parada: entrar lá não significa que tu irá passar vergonha.
Tem como usar o bagulho de boa e não ficar se expondo, fazendo aquelas dancinhas estranhas e tudo mais. Vou mostrar logo os três motivos para entrar nessa porra e usar tudo o que tem a lhe oferecer.
Como usar o TikTok – 1- Barato demais para investir
E do nada tu está no Facebook, que é a maior rede social do mundo, resolve investir em anúncios pagos e toma um susto. Ainda bem que estava apoiado, senão tinha tomado um tombo e ferrado as costas, certo!?
Pois é, os anúncios custam dinheiro e devem ser feitos, quem tenta de tudo para crescer organicamente tá ligado que não cresce. O TikTok é diferente, o custo existe, só que é baixo e cabe dentro do seu bolso.
Meu chapa, muitos cresceram sem anúncio pago e viralizaram, sabe como é? Vários influenciadores cresceram assim e ganharam uma grana, divulgam o serviço e ficam com o bolso cheio, sem investir nada (nada é relativo né, investiram em equipamentos, tempo, energia e etc).
O melhor tipo de investimento é produzir um vídeo firmeza e ter parceria com marcas, influenciadores e tudo mais. O futuro chegou, use esse caralho para você e passe para o próximo motivo, meu jovem.
Mano, essa fita é da hora e muitos influenciadores usam a fita, metem o pau e usufruem do potencial do TikTok. O nome dessa parada é “marketing de influência” e foi o que mais cresceu nos últimos anos.
Existem influenciadores que deixaram o YouTube em segundo plano para usar essa rede social. Se você tiver sucesso no seu produto ou serviço, faça uma parceria com um influenciador e já era.
Caso você queira ser o influenciador, ganhe seguidores e busque parceiros para divulgar o produto deles. O sucesso é certo, tem vários casos e tudo mais, então não deixei de usar essa fita.
Como usar o TikTok – 3- Fácil de mexer
Várias pessoas do sistema decidem produzir um conteúdo digital da hora, mas o desânimo bate. É nessa hora que a pessoa pensa “mano, como vou fazer para mexer e dominar essa porrada de funcionalidades?”.
O TikTok é diferente e não traz nenhuma dessas fitas, aqui o barato é o seguinte: a plataforma é fácil de mexer. Cada comando é intuitivo e qualquer pessoa consegue usar, postar e viralizar, basta ter um vídeo da horinha.
Não tem qualquer problema nessa fita, é muito mole de usar para tu assistir aquele vídeo firmeza. Também dá para produzir vídeo sem dificuldade e tals, ficar de fora dela é como não ter um celular hoje em dia, brother.
Como usar o TikTok – Por que preciso investir nele?
Agora que mostrei a razão para estar no TikTok, quero que você seja sincero: se vê fora dela? Se a sua resposta for positiva, talvez você precise voltar para 1998 e enviar uma carta para a sua mulher amada.
Velho, não dá para ficar de fora de tudo que a tecnologia traz, então não fode. Investir no caralho do TikTok é perfeito, barato e tudo mais, só que falta eu te convencer nessa parada e tals.
Vou meter logo cinco motivos para tu investir nele e quero te convencer por pontos já conhecidos. Vou parar de falar difícil e mostrar o ponto a ponto, bora ver o potencial que essa rede social de vídeos tem.
Imagine que uma mulher faz um vídeo dançando uma música, em horas esse vídeo está sendo visto em Toronto. Em seguida, é curtida por um homem na Cidade do México e no dia seguinte uma pessoa em Hiroshima vê.
Meu chapa, quando um vídeo viraliza, o nome de quem criou, caí na boca do povo, é mais rápido que notícia ruim. Pode até ser passageiro, só que se a pessoa souber aproveitar, a parada muda e é para melhor.
Ainda tem o engajamento e, mano, é aqui que o formato do feed do app traz uma vantagem do caralho para você. Na prática, isso indica que a viralização é mais fácil do que em outras redes, depende só de você.
Como usar o TikTok – #2- Cresce outras redes sociais
Se tu tem uma empresa e sacou que o Facebook não tem te ajudado a crescer, mude para o TikTok e me conte os resultados. Velho, dentro do Face ou do Insta, criar uma campanha custa dinheiro e não é pouco não.
O bagulho é o seguinte: você tem que aparecer, para aparecer tem que pegar e isso é caro. Viralizar no TikTok é mais fácil e ajuda a sua empresa a ficar conhecida, é uma solução mais acessível, tá ligado!?
Minhas redes sociais
Como usar o TikTok – #3- É o app da moda
Muitos influenciadores digitais e produtores de conteúdo estão dentro do TikTok. O foco é viralizar lá dentro e dá para meter um vídeo, compartilhá-lo em outras redes sociais, um exemplo é o Reels do Instagram.
É o app do momento, mano, vários players do mercado sacaram essa fita e meteram na mente que tem que ser produzidos. Falando na audiência, tem mais gente lá do dentro da China, gaudério.
Como usar o TikTok – #4- Audiência do caralho
Velho é uma caralhada de gente baixando o TikTok, ¼ do tanto de gente do mundo já baixou isso. Pois é, são mais de 2 bilhões de pessoas, o povo do iPhone baixou, do Android e por ai vaí, meu truta.
Agora tem uma fita metida nisso tudo: quantidade é sinal de sucesso, quanto mais acessos tem maior é a chance de atingir o público. No começo de 2020, era mais de 7 milhões de brasileiros acessando o TikTok todo dia.
O número é maior e mostra só que as chances que tu tem dentro dela, não fique de fora dela. Os seus clientes estão lá, aproveite isso e não duvide do tanto de lucro que dá para ter dentro dele.
Como usar o TikTok – #5- Público-alvo segmentado
“Eu não vou negar que sou louco por você, sou maluco para te ver, eu não vou negar”. Essa frase é de uma música dos anos 90, com o TikTok rola o mesmo e você consegue achar um público que usa muito.
São os jovens, mais de 60% dos usuários ativos têm até 25 anos, mas não fica apenas neles. Muitas pessoas com mais de 30 anos usam e outros até mais experientes, então tem para todo gosto.
Tu consegue segmentar o conteúdo e a campanha, atinge mais pessoas, lucra e atinge os seus objetivos. Gostou de saber as razões para investir nele? Só que essa porra não acaba aqui, ainda temos muito o que conversar.
Como usar o TikTok? – Como criar conteúdo lá?
Para criar o conteúdo é muito fácil, basta baixar o aplicativo na loja de aplicativo do seu celular: App Store (Apple) e Play Store (Android). Os passos seguintes são mais fáceis que vazar um áudio do WhatsApp:
- Acesse o app, por meio da tela inicial, visualize o botão de “+”, clique sobre ele e a gravação começa;
- Escolha a velocidade que você quer, dá para deixar o vídeo mais lento e aumentar a velocidade dele;
- Quando tu for gravar, escolha um som e o vídeo será iniciado, você pode pausar no meio, ele começará outra vez. Esse recurso é o da transição, jovem;
- Ainda dá para explorar outros recursos, assim que estiver pronto, clique no ícone de certinho (✅), avance para concluir.
Antes de terminar a porra toda, preenche a descrição e coloque as hashtags, as que você quer e siga com as outras configurações pedidas, nada difícil. Tem duas dicas firmezas para que viralize, o bagulho é o seguinte:
Como usar o TikTok – 1. Crie conteúdo original
O TikTok privilegia vídeos originais e não tem como fugir disso, então é preciso que você tenha um conteúdo da hora. Nem adianta achar que basta replicar o conteúdo no TikTok e já era, a fita é outra.
A rede social de vídeos tem um público cativo e um tipo de conteúdo único, os vídeos têm que ser para essa rede social. Seja autentico, porque o engajamento, da porra do vídeo, é maior quando tem isso.
Esqueça a visão de que precisa ser perfeito e ter um celular foda, o TikTok quer algo que mexa com emoções e que faça o público rir. Faça a imperfeição a sua melhor amiga, use as tendências no tempo certo, tá ligado?
Como usar o TikTok – Escolha um tipo de vídeo
Mano, o barato é o seguinte: o TikTok tem vários formatos de vídeos e tu precisa conhecer cada um deles. Acha que a parada é de outro mundo? Vou dar o papo e mostrar que é mais moleza que mastigar água:
- Vídeos musicais– Curte uma música e uma dancinha? Essa é a proposta dessa pegada, dance e pode o seu time para rebolar.
- Duetos– Sabe quando um usuário interage com o outro em uma tela dividida? Esse é o point para você e é uma fora de convidar outras pessoas, tá ligado!?
- Clipes cômicos– A hora de rir chegou, crie clipes engraçados e entre na onda das brincadeiras, faça piada com a sua marca e já era.
- Efeitos visuais– Filtros, efeitos de transição, sobreposições e velocidade de produção são pontos incluídos para que o seu vídeo viralize.
- Efeitos sonoros– O TikTok traz uma biblioteca de músicas e muitos sons que podem ser usados.
- Desafios de hashtags– A fita aqui é incentivar as pessoas a criarem vídeos sobre algum assunto, a sua marca tem como fazer isso.
- Vídeos educativos– Se o foco for ensinar no TikTok, essa é a parada ideal e dá para fazer vídeos sobre bolos, aulas de matemática e tudo mais.
Eu falei que era molezinha e tudo mais, então use a seu favor e crie vídeos para concluir a missão. Como diz o Capitão Nascimento “missão dada é missão cumprida”, ainda não terminou e está perto, falta só uma coisinha.
Como usar o TikTok – Entenda o algoritmo
Para gente terminar com essa porra, saiba que o feed “Para você” é o grande boom do TikTok. Nele estão os vídeos sugeridos para cada usuário, mas você sabe como eles fazem para chegar nesse resultado?
Vou dar o papo para tu saber como essa fita acontece, é uma combinação de fatores que formam a porra do algoritmo. São eles:
- Interações do usuário– Esses são os vídeos que a pessoa já gostou, deu like, comentou, perfis que segue e tudo mais. Eles analisam a métrica tempo de visualização, vou falar dela depois.
- Informações do vídeo– Músicas, legendas, efeitos e hashtags.
- Configurações da conta– País, idioma, dispositivo e a porra toda.
Esses fatores não recebem o mesmo peso, tipo: o tipo de celular é usado para trazer sugestões de vídeos com melhor performance. Além disso, o fato de o usuário assistir um vídeo longo para o celular influencia no algoritmo.
Muito diferente de outras redes sociais, o desempenho dos vídeos e o número de seguidores não influenciam no algoritmo. Toda essa combinação cria um feed democrático e personalizado para cada usuário, tá ligado.
Para aparecer para o seu público, insira hashtags que estão em alta e crie uma legenda que incentive o público a comentar. Use músicas em alta e legais, nada de ficar ouvindo só iron maiden e Los Hermanos, hein.
Publique na hora que os seus seguidores estiverem ativos, mas não se iluda: os vídeos precisam ter um bom conteúdo, ou que informe ou que enterta sem isso nada dá certo e você continua na mesma
Acha que acabou? Ainda tem muito mais pela frente: poste, veja os resultados e mantenha o foco. Um erro é não ouvir o público, não caia nesse erro e sempre ouça tudo o que eles têm a te dizer.
O algoritmo dela trabalha com uma métrica que é fudida demais: o tempo de visualização dos vídeos. Vou dar o papo sobre essa porra
Como usar o TikTok – Tempo de visualização dos vídeos
Dentro do TikTok, meu chapa, uma fita é analisada e por isso é a métrica mais foda: o tempo de visualização dos vídeos. Mano, tu tem que ficar ligado nisso, porque a ferramenta quer sacar quanto tempo o seu canal é assistido.
Se um vídeo traz engajamento do começo ao fim, o TikTok se liga que é foda. Isso faz a plataforma meter o seu vídeo para cima e já era, isso mostra porque alguns vídeos ficam alguns no For You, essa porra demonstra que o vídeo depende apenas da qualidade para engajar mais pessoas.
O pico de views rola nos primeiros dias, mas o TikTok malandramente pede que você não perca o estímulo, por isso não tira o bagulho, manja. Capture a atenção do seu público no começo do vídeo, engaje e mantenha isso até o fim, tá ligado.
Se você seguir esse mini manual de uso e entender o algoritmo do app, o bagulho começa a andar para você. O custo é baixo, o alcance é alto e não dá para ficar de fora dessa porra.