Um mindset de crescimento é como se fosse criada uma programação mental para vencer a cada dia. Por meio das qualidades, habilidades e competências, o esforço de se desenvolver é transformado em resultados.

O objetivo não de acreditar que o mindset te faz conseguir qualquer tipo de coisa, porque o foco não é esse. Bem como, se trata de desenvolver habilidades desconhecidas e que potencializam o resultado das atividades. 

Um mindset de crescimento é o responsável por admitir que os esforços e a persistência são partes do caminho. Dessa forma, se tornar alguém bem-sucedido depende diretamente de pensar sempre para frente.

7 atitudes mentais para desenvolver um mindset de crescimento a partir de agora

Explicar o que é um mindset fixo, antes de mais nada, é fundamental para mostrar aquilo que não deve ser feito. Ao mesmo tempo, se trata de alguém que crê que as suas qualidades são permanentes e não podem ser mudadas. 

Por exemplo: a pessoa já nasceu com determinadas habilidades e são limitadas, sendo impossível evolui-las. Por consequência disso, é preciso provar que são suficientes e adequadas, mas essa não é uma visão correta.

Alguém com um mindset fixo não quer aprender coisas novas e acredita que é um esforço perdido buscar por isso. Por outro lado, o mindset de crescimento é bem diferente disso e prega a busca pelo aprendizado. 

A ideia é mostrar como dá para desenvolver uma mente que busque crescer, não é mesmo!? Para auxiliar nisso e deixar os processos mais fácil, confira a seguir 11 dicas para formar um time que leve ao mindset de crescimento.

1- Goste de aprender

Desenvolver um mindset de crescimento depende diretamente de você ter um excelente “goleiro”, concorda comigo!? Então, é necessário ter um gosto genuíno por aprender e precisa ser sempre um aprendizado de algo novo.

A dica é estabelecer aquilo que será objeto de estudo, pois essa é uma forma positiva de ver a vida. Portanto, é preciso pensar em uma questão: você pode até ser bom em algo, mas deve se questionar se realmente conhece o tema.

Ficar estagnado não é uma alternativa e acredite: a estagnação acontece quando você acha que conhece tudo. Lembre-se daquele ditado de Sócrates e que está perdido atualmente: só sei que nada sei.

Mindset de crescimento
mindset de crescimento

2- Aprenda a persistir

Quando falei sobre o mindset fixo e mostrei que não é um bom pensamento, eu estava falando da falta de gosto pela persistência. Sendo assim, é primordial que você persista e aprenda que evoluir depende disso.

Um mindset de crescimento é aquela busca por crescer e a persistência acompanha todo esse processo. No entanto, é necessário apenas não confundir o ato de persistir com a atitude de insistir.

A insistência é por algo que não tem um motivo e tampouco propõe, ou seja, é uma coisa válida. A persistência é diferente e supera a adversidade, pois por trás da persistir existe uma razão que trará crescimento à pessoa. 

3- Busque se arriscar

Em primeiro lugar, estar vivo já é viver sob risco e pode cair um avião em cima da sua casa. Contudo, esse risco é calculado e o principal é que você aprenda a como pode correr alguns riscos, desde que sejam controlados.

A motivação deve ser para conseguir que a realização de esforços aconteça e te leve a essa direção. É possível buscar histórias de pessoas que mostrem a importância de saber se arriscar, mas com consciência.

Leia sobre esses casos e fica mais simples de ter inspiração, mesmo naqueles dias que são bem complicados. Usá-los como uma referência é uma boa opção, porque permite que o mindset de crescimento seja criado. 

4- Desenvolva o hábito de se desafiar

Lembre-se de não esperar para que a vida possa estabelecer desafios para você e o principal é que a criação fique por sua conta. Da mesma forma, desenvolva a capacidade de criar um desafio diário para si mesmo. 

A capacidade de criar os desafios é um diferencial e serve como fundamento para que o mindset de crescimento seja desenvolvido. Igualmente, tenha o hábito de identificar claramente quais são as suas próprias fortalezas.

O principal fundamental de uma mentalidade de crescimento é voltado para que exista ao talento para criar os desafios. Resolvê-los é uma conquista e indica que você está caminhando sempre na direção correta. 

Minhas redes sociais

5- Cultive a autopercepção

O mais importante é desenvolver uma ideia adequada a respeito das suas próprias forças e fraquezas. Entretanto, é uma das formas mais interessantes para que o mindset de crescimento seja desenvolvido do modo correto.

Vale lembrar que o autoconhecimento é a chave para o sucesso e você pode exercitar de várias formas. Por exemplo: buscando auxilio de um terapeuta ou mesmo lendo livros que auxiliem a buscar por isso. 

Desenvolver novas habilidades é a meta e o adequado é que você preste bastante atenção na autopercepção. Assim, é chegada a hora e o momento de investir na leitura, conforme mostrado nessa primeira dica. 

6- Valorize cada conquista

Certamente que a valorização de cada conquista é importante e faz com que a vida tenha um novo significado. Com o mindset de crescimento é mais simples de entender a importância que tem de reconhecer esse valor.

Se você conseguiu cumprir uma tarefa, se sinta feliz e se permita comemorar, mesmo que sejam em pensamento. Por outro lado, saiba que isso é apenas o começo e existe muito mais na frente, desde que as atitudes sejam certas.

Se as conquistas forem elevadas, é importante parar e comemorar, pois são coisas que acontecem em dias especiais. Lembre-se de valorizar cada uma dessas conquistas e a tendência natural é você pegar gosto pela vitória. 

7- Tenha hobbies

Os hobbies funcionam como recarregadores da bateria que cada um carrega dentro de si e é preciso criar alguns. Do mesmo modo, uma maneira bem eficiente é procurar pensar naquilo que te relaxa e basta seguir em frente.

Por exemplo: passear com os cachorros, fazer um esporte e até mesmo tirar um tempo para fazer caridade. Todas essas atitudes são importantes para que você consiga desenvolver um mindset de crescimento com facilidade. 

As folgas são excelentes dias para que você comece a ter atividades que deem prazer, acima de qualquer outra coisa. Ainda mais atualmente, é preciso tirar um tempo para que você relaxe a carregue as suas energias. 

Acredite em você
Acredite em você

8- Comece o dia pelas pequenas tarefas e conclua com as mais complexas

Imagine que você acordou e irá iniciar o seu dia de trabalho, que tal começar arrumando a sua cama? Então, é uma bela alternativa e outras atividades estão inclusas, porém devem ser feitas após as mais básicas.

Para criar um mindset de crescimento, lembre-se de ter outra atitude: criar uma rotina de alguém vencedor. Quando alguém inicia pelas tarefas mais simples, a tendência é conseguir e ter condição de seguir com as outras.

No final do seu dia, dá pra ver que várias atividades foram concluídas e o mais importante: você começou pelas pequenas. Em outras palavras, essa é uma forma de crescer e criar a “rotina de um time campeão”.

9- Saiba dizer “Não”

Até aqui o mindset de crescimento mostrou que é preciso ser proativo, porém às vezes é necessário dizer “não”. Todavia, é apenas quando você entende que não deseja fazer determinadas atividades que foram passadas.

Se alguém diz “sim” para tudo, a chance de a pessoa enfrentar problemas e não ser algo positivo é maior. O motivo é devido a exigirem de você mais do que é possível fazer e esse não é um pensamento interessante.

Embora dizer “sim” seja válido, a verdade é que às vezes dar um sonoro “não” pode ser mais adequado. Em resumo: se a atividade não for trazer nenhum ganho interessante, a melhor opção é que você saiba recusar. 

10- Agradeça por cada dificuldade

Primeiramente, o mindset de crescimento não demoniza a dificuldade, porque sabe que é preciso passar por elas. Se há uma adversidade, essa é uma maneira de ultrapassar e atingir os objetivos traçados no início. 

Agradeça por cada uma delas e não duvide do seu potencial, pois a função delas é justamente trazer evolução. O que seria da vida do maior administrador do planeta, se ele não tivesse aprendido a caminhar?

Pois é, acredite em você e não reclame, porque ser grato é uma forma de mostrar que você está crescendo. Definitivamente: essa é a chave para ter condição de atingir cada item que está presente no seu planejamento de vida.

11- Use o mindset de crescimento em tempo integral

Por fim, é necessário utilizar cada aprendizado para ficar com o seu mindset de crescimento em tempo integral. Não se trata ter o ato de crescer dentro de si apenas no trabalho, mas, sim, durante toda a sua vida.

Seja em casa, no barzinho com os amigos ou em nos hobbies, você sempre será reconhecido por querer crescer. Se hoje caminha 5 km por dia, sabe que no mês passará para 6 km e potencializará todos os campos.

Para mindset de crescimento, lembre-se de seguir em frente e aplicar cada um dos ensinamentos mostrados aqui. Afinal, a evolução é uma premissa da vida humana e quem fica para é poste 😉.

 

Leave a Reply

7 − dois =